Compliance Fiscal: vilão ou aliado da minha empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Compliance significa conformidade. A compliance fiscal engloba o desenvolvimento de políticas ou de procedimentos que tornem a entrega das obrigações fiscais mais eficientes. O foco da compliance vai muito além do cumprimento de prazos, também observa a qualidade das informações fornecidas ao Fisco. A compliance fiscal permite o controle apurado de todos os processos tributários da empresa.

Leia a matéria completa abaixo:

Muitos empresários se perguntam quais são os benefícios da compliance fiscal para as empresas. Ela é uma vilã ou uma aliada? Como você sabe, a nossa legislação tributária é extremamente complexa e exige a adoção de medidas que tornem o envio de informações ao Fisco mais eficiente. Também exige providências que evitem erros ou discrepâncias no envio dessas informações.

A compliance fiscal pode ser definida como um conjunto de normas que garante a conformidade dos processos tributários da empresa. Ou seja, normatiza os processos diários de uma organização, a conferência de documentos e a guarda de arquivos digitais.

Mas quais benefícios a compliance fiscal oferece a sua empresa? É o que você vai descobrir melhor agora! Acompanhe!

Compliance no setor tributário da empresa

Compliance significa conformidade. A compliance fiscal engloba o desenvolvimento de políticas ou de procedimentos que tornem a entrega das obrigações fiscais mais eficiente. O foco da compliance vai muito além do cumprimento de prazos, também observa a qualidade das informações fornecidas ao Fisco. Outras medidas incluem:

Implantação de uma matriz tributária: a matriz tributária visa disciplinar a relação da empresa com as autoridades fiscais. Por meio dela é possível visualizar impostos devidos e possíveis diminuições nas alíquotas de tributação.

Definição de uma agenda tributária: a agenda tributária permite controlar de forma eficiente as obrigações fiscais da empresa assim como as principais obrigações acessórias.

Melhoria do processo de entrega das informações fiscais: os processos anteriores atuam na melhoria da entrega das informações fiscais e facilitam o envio de dados na forma exigida pelo Fisco. Esses procedimentos garantem que as informações sejam enviadas de forma correta.

Benefícios da compliance fiscal

A compliance fiscal permite o controle apurado de todos os processos tributários da empresa. Isso oferece inúmeros benefícios a empresa, tais como:

Melhor organização: a sua empresa paga quais impostos? Quais informações deve enviar ao Fisco? O setor fiscal da empresa deve responder a todas essas perguntas para garantir um controle fiscal eficiente. O controle mais apurado do setor fiscal da empresa também permite:

  • conferir se os documentos digitais estão arquivados corretamente e se podem ser acessados sempre que necessário;
  • conferir as obrigações fiscais que precisam ser entregues e as respectivas datas;
  • arquivar as obrigações já entregues.

Economia: a entrega de todas as obrigações fiscais de maneira correta e observando os prazos estabelecidos em lei evita que a empresa seja multada ou sofra outras sansões legais. Isso se reflete na redução de despesas relacionadas com esse tipo de pagamento. Além disso, evita que a sua empresa sofra fiscalizações.

A compliance também deve verificar se o regime tributário escolhido pela sua empresa é o menos oneroso, o que ajuda a evitar que a saúde financeira da sua empresa seja comprometida.

Valorização da empresa: cumprir adequadamente as obrigações fiscais fará com que a sua empresa seja bem-vista por todos os seus clientes, parceiros e fornecedores o que a tornará mais valorizada. Além disso, uma empresa em dia com as suas obrigações fiscais tem acesso mais fácil a linhas de crédito, fundamental para que cresça e se destaque no mercado.

Segurança: a compliance fiscal também prega que todos os processos fiscais da sua empresa se tornem mais seguros. O processo de prevenção de fraudes envolve a implantação de auditoria interna, na melhoria da segurança da informação e um sistema eficiente de prevenção de fraudes.

Como você viu, a compliance fiscal é uma forma eficiente de garantir que a sua empresa cumpra todas as suas obrigações fiscais no prazo e evite multas e sansões fiscais. Além disso, garante que todos os procedimentos fiscais da empresa se tornam mais seguros e eficientes.

Fonte: Blend It